ESTADO DO TAPAJÓS GANHA FORÇA NO CONGRESSO NACIONAL
O Movimento Pela Criação do Estado do Tapajós ganhou força na Câmara dos Deputados. A Comissão de trabalhos pelo Plebiscito e Pela Criação do Estado do Tapajós que atuou nesta semana na Câmara dos Deputados sob a coordenação do Deputado Lira Maia, contou com a presença do Prof. Edvaldo Bernardes, dos Deputados Estaduais Alexandre Von e Antônio Rocha, dos Prefeitos de Santarém Maria do Carmo, de Porto de Moz Edilson Cardoso, de Itaituba Roselito Soares, de Juruti Henrique Costa, de Jacareacanga Carlos Veiga e do Vice-Prefeito de Rurópolis Silvino, de Vereadores de Santarém, Belterra, Óbidos, Rurópolis, Altamira, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Porto de Moz, Representantes da Associação Empresarial de Santarém, Secretários Municipais, Representantes de Entidades Não-Governamentais, Sindicatos, Igreja e Movimentos Sociais.
Durante o movimento, a Comitiva foi recebida em Audiência pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arlindo Chinaglia, pelo Líder do Governo Na Câmara dos Deputados, Deputado José Múcio, pelo 1º Vice-Líder do PMDB, Deputado Tadeu Filippelli, pelo Líder da Minoria, Deputado Zenaldo Coutinho, pelo Líder do PTB, Deputado Joavair Arantes, pelo Líder do PV, Deputado Marcelo Ortiz, pelo Líder do PSB, Deputado Márcio França, pelas Lideranças dos demais partidos na Câmara dos Deputados e pelo Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.
Foram formados ainda, Grupos de Trabalho que fizeram visitas aos gabinetes dos 513 Deputados, levando vasta documentação sobre a viabilidade política, econômica e social sobre criação do Estado do Tapajós.
Na audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, foi entregue o abaixo assinado em apoiamento ao Plebiscito pela Criação do Estado do Tapajós com cerca de 500 mil assinaturas, requerimentos de todas as Câmaras Municipais dos 25 Municípios que compõem o Novo Estado, Moção de apoiamento da Assembléia Legislativa do Estado do Pará e do Amazonas, Relatório de viabilidade pela criação do Estado do Tapajós emitido pela Comissão de Estudos Territoriais do Congresso Nacional em cumprimento ao disposto no art. 12 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Requerimento de Criação da Frente Parlamentar em defesa dos Estados do Tapajós e do Carajás no âmbito da Assembléia Legislativa do Pará.
Para o Deputado Lira Maia, os encontros realizados foram de vital importância para o Movimento, tendo em vista a ótima receptividade que envolve a questão e principalmente, pela importância do Estado para o desenvolvimento de toda região Amazônica e para o Brasil. “O Presidente Arlindo Chinaglia se comprometeu em levar o Projeto que autoriza o Plebiscito à apreciação do Colégio de Líderes, visando a inclusão na pauta de votações. O Líder do Governo se comprometeu em trabalhar junto ao Governo Federal o apoiamento ao projeto. Vivemos um momento histórico para o Estado do Tapajós, acredito que a inclusão na pauta de votações é o primeiro passo para a realização deste sonho que começa a se tornar uma realidade para nossa população”.
“Durante todas as reuniões que foram realizadas, conseguimos sensibilizar os Líderes e os Parlamentares da necessidade da Criação do Estado do Tapajós de forma a alavancar o desenvolvimento da Região Oeste do Estado do Pará e certamente, tivemos um apoio além das expectativas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário