terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Administração: Santarém


Prefeita visita área de risco na Matinha



Hoje pela manhã, representantes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, acompanharam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo em uma visita técnica à Serra da Matinha, popularmente conhecida como Serra Piroca, no bairro da Matinha. Os secretários municipais Inácio Correa (Governo), Valéria Lima (Infraestrutura), Luiz Alberto (Segurança Cidadã) e Beto Frazão (Habitação), e servidores da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), também acompanharam o grupo.


A visita foi marcada após a prefeita ter recebido há cerca de três semanas, um relatório da Defesa Civil Municipal que identificou riscos de desmoronamento da Serra da Matinha. “Viemos aqui para ver se o perido é iminente ou se é uma situação que ainda podemos planejar, optando pela retirada das pessoas ou das pedras. Detectamos túneis por baixo da serra e nesse caso, o risco passa a ser não somente de nove famílias, mas de todos os que moram às proximidades dessa área. O problema deixa de ser apenas da Defesa Civil, mas de órgãos ambientais também”, disse a prefeita.


Para o Major Tavernar, comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, o local precisa ser interditado. “Nós percebemos que tem caminhões que continuam entrando e fazendo retirada de areia dessa área. Isso não pode mais acontecer. Faz-se necessária uma intervenção imediata por parte dos órgãos fiscalizadores”, afirmou.


Aldomiro Soares, presidente da associação de moradores da Matinha, disse que a preocupação é grande. “Já nem dormimos pensando no perigo que corremos. O problema é que alguns moradores resistem e não querem sair daqui por que moam há mais de 20 anos nesse local. Eu estou satisfeito com a visita da prefeita, mas sei que nós também precisamos ajudar, mas infelizmente, nem todos pensam desse jeito”, esclareceu.


Após verificar detalhes da situação, a prefeita Maria do Carmo anunciou algumas providências. “A Defesa Civil vai intensificar o trabalho de conscientização junto às famílias que, se aceitarem, serão retiradas de suas casas e levadas para um local seguro; vamos solicitar um laudo de uma empresa especializada para então decidirmos o que exatamente fazer em relação a este local; e impedir, com a ajuda do Ministério Público, que caminhões continuem a retirar areia daqui.”, expressou Maria do Carmo.


Agora à tarde, a prefeita tem uma reunião agendada com a Promotora de Justiça, Lílian Braga. Entre os assuntos da audiência, está pautada a situação da Serra da Matinha.




Divulgada a programação do Carnaval


A secretaria municipal de Cultura (SMC), responsável pela organização da festa de carnaval em Santarém, definiu a programação oficial do Carnaval 2010 que será realizada na Orla da cidade e na Vila de Alter do Chão, no mês de fevereiro. Antecedendo aos dias oficiais do carnaval, a prefeitura e as entidades que representam as agremiações carnavalescas de Santarém têm promovido ainda em janeiro, as Batalhas de Confetes em alguns bairros, como Aldeia e Nova República.


Para o próximo mês, mais atividades serão desenvolvidas. Na orla, a programação de carnaval será realizada durante três dias (12, 13 e 16/02) em parceria com a Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (ASAC) e com a Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém (LIBES). Em Alter do Chão, a exemplo dos últimos quatro anos, o governo municipal ficará responsável pela estrutura da festa, como banda e trio elétrico nos dias 14 e 15 de fevereiro.


A programação na cidade e em Alter do Chão ficou assim definida:


12/02/2010 (Sexta-Feira)


LIBES – Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém.


Local: Orla da Cidade


Hora: 21h00


Blocos: Garotos da Coroa, Alô Dada, Sorriso Aberto, A Fogueteira, Cheiro do Periquito, Fissura e Vermelho e Preto.


Dia 13/02/2010 (Sábado)


Local: Orla da Cidade


Hora: 19h00


Blocos: Bloco do Programa de Esporte e Lazer da Cidade - PELC (Assessoria de Esporte e Lazer/SEMC) e Bloco da Camisinha (SEMSA).


Hora: 21h00


ASAC (Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas)


Blocos de Enredo: Caciques da Prainha, Unidos de Aparecida, Império do Tapajós e Bloco da Pulga.


Blocos de Empolgação: To na Onda, Mocidade da Turiano Meira, Cruz de Malta, O Linguarudo, Zueira e Olha eu AQUI.


Dia 16/02/2010 (Terça-Feira)


Local: Orla da Cidade


Hora: 21h00


Blocos apontados posteriormente pela ASAC e LIBES.


Programação de Alter do Chão – A programação será realizada nos dias 14/02 (Domingo) e 15/02 (Segunda-Feira), na orla da Vila Balneária.


Exposição – No período de 06 a 18 de fevereiro, a secretaria municipal de Cultura realizará no Terminal Fluvial Turístico - TFT, em frente à praça do Pescador, a exposição “História do Carnaval Santareno”. Na exposição, que será aberta ao público das 17h às 21h, serão mostradas peças confeccionadas por artistas locais que foram atrações nos desfiles carnavalescos do passado.







Nenhum comentário: