sábado, 20 de fevereiro de 2010

Educação

Alunos da rede estadual ignoram início das aulas na quinta-feira


Na porta das escolas o movimento de entra e sai de alunos quase não aconteceu. O início do ano letivo iniciou na última quinta-feira, na maioria das escolas do Estado, mas, alguns dias depois do feriado de Carnaval, poucos alunos compareceram às salas de aula. 


Na tarde de ontem, na Escola Estadual Orlando Bittar, no bairro de Nazaré, o calendário fixado no mural da escola mostrava que as aulas começaram no dia 17, porém, dentro da sala de aula, a impressão que se tinha era que os estudantes ainda estão aproveitando o feriado, já que as salas estavam completamente vazias.

Das 1.225 escolas estaduais, 800 já retornaram às atividades normais, sendo 300 na Região Metropolitana de Belém (RMB) e 500 no interior do Estado. As demais (425), devem iniciar as aulas até o dia 15 de março.

O motivo do calendário diferenciado foi a greve de quase 40 dias ocorrida no ano passado e deixou milhares de alunos prejudicados. “As escolas que aderiram à greve estavam em período de reposição de aulas, por isso devem demorar um pouco mais para retornar, porém, todas voltam até o dia 15 de março”, explicou Suely Dumont, coordenadora de matrícula da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo ela, a definição do calendário letivo foi uma negociação entre as escolas e a Seduc. “Mesmo as escolas que iniciarem em março irão cumprir os 200 dias letivos. Todas as instituições se comprometeram a seguir essa meta”.

PROFISSIONAL

Este ano, o ingresso na Rede de Escolas Tecnológicas do Estado do Pará, será por meio de matrícula. Ao contrário dos anos anteriores, não haverá processo seletivo para as vagas dos cursos ofertados. A Seduc abre a pré-matrícula para essa modalidade de 22 a 26 deste mês. 

Para o ano letivo de 2010, foram abertas 6.137 novas vagas distribuídas em 31 cursos ministrados em 14 escolas tecnológicas, contando com o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEP).

Nenhum comentário: