quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nacional


Hipertensão leva Lula ao Hospital em Recife

O presidente segue para São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde passará o fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do presidente, não está previsto que Lula realize novos exames em São Paulo.



O presidente cancelou a viagem a Davos, na Suíca, onde participaria do Fórum Econômico Mundial e receberia o prêmio de Estadista Global. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, todos demais compromissos até segunda-feira estão cancelados.


Pressão 18 por 12


Lula passou mal após um jantar oferecido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. Já no avião, prestes para embarcar para a Suíca, seu médico, Cléber Ferreira, examinou o presidente e recomendou a internação, pois a pressão de Lula chegou a 18 por 12.


Segundo Ferreira, o presidente foi submetido a uma série de exames e, após receber medicação, sua pressão já havia voltado ao normal, por volta das 3h (hora local, 4h em Brasília).


Em entrevista, Ferreira afirmou que a crise hipertensiva de Lula foi um caso atípico, que não condiz com o padrão de saúde do presidente. "Foi um quadro esporádico. Ele não é hipertenso e a pressão dele é absolutamente normal, sempre foi. Para uma pessoa na idade dele, a pressão dele é invejável: 11 por 8", afirmou. Lula tem 64 anos.

Lula vai descansar até domingo


O médico atribuiu a crise a um "conjunto de fatores", mais especificamente ao estresse, ao cansaço e a uma gripe. "Foi um pouquinho de cada coisa", disse. "Mas a pressão dele se normalizou rapidamente, quase sem nenhuma medicação", completou o médico.


De acordo com a assessoria de imprensa, o presidente já estava "cansado e indisposto" durante os compromissos de sua agenda em Recife, que incluiu a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento.


O presidente foi acompanhado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros Franklin Martins, Comunicação, e Alexandre Padilha, Relações Institucionais.


Davos


Em Davos, os organizadores do Fórum Econômico Mundial ainda estão decidindo como reagir à notícia da internação de Lula.


O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, informou que o presidente será representado em Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.


O presidente passou mal quando na Suíça ainda eram cerca de 3h30 desta quinta-feira, por isso os seus anfitriões foram pegos de surpresa pela notícia da emergência.


Ele receberia, das mãos do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o prêmio Estadista Global, que marca os 40 anos da instituição. O evento estava marcado para sexta-feira. Nesta quinta, Lula ficaria na capital suíça, Zurique.


A ida de Henrique Meirelles já estava prevista, já que ele participa de um evento para falar sobre o Brasil na sexta-feira.


Além desse compromisso, Lula só tinha previsto na agenda um encontro com o criador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e com a presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard.


A única vez que Lula foi ao Fórum de Davos, nos Alpes suíços, foi em 2003. Recém-eleito e temido pela elite econômica, ele pediu na época que os países ricos "abrissem os olhos" para a ascensão dos emergentes no cenário mundial e promovessem o crescimento econômico com justiça social.


Ao outorgar o prêmio a Lula, Klaus Schwab disse que as iniciativas brasileiras de fomentar o crescimento e a equidade social são um "exemplo" para os formuladores de políticas públicas.


(*com informações da BBC Brasil e Agência Estado)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Esporte


Lúcio Santarém não é mais técnico do São Raimundo

Lúcio Santarém não é mais técnico do São Raimundo. O agora ex-treinador do Pantera entregou o cargo depois da segunda derrota seguida da equipe no 1º turno do campeonato Paraense. Para o jogo contra o Águia, sábado, 30, o auxiliar Carpegiane Sarmento comandará o grupo. Nos bastidores, a diretoria corre atrás de Válter Lima.



O ex-técnico não suportou a pressão depois de duas derrotas e de atuações irregulares do time titular. O elenco, que iniciou a preparação em Monte Alegre, foi impedido de jogar no estádio Barbalhão as primeiras do Parazão, por conta do veto do Ministério Público Estadual. Na estreia, derrota por 1 a 0 para o Santa Rosa. Na tarde de ontem, pela 2ª rodada, mesmo com as alterações, nova derrota, desta vez para o Independente.



Na terceira rodada, contra o Águia, o auxiliar técnico Carpegiane Sarmento comandará a equipe. Mas a tendência é que Válter Lima, que esteve à frente do Ananindeua, durante o Seletivo, assuma mais uma vez o Pantera.

















Esporte


São Raimundo perde mais uma e torcida perde a paciência

O São Raimundo realizou ontem a segunda partida pelo primeiro turno do Campoeonato Paraense de 2010 e voltou a perder, desta vez para o Independente de Tucuruí, pelo placar mínimo de 1 a 0, mesmo resultado da partida passada quando o time santareno amargou a primeira derrota para o Santa Rosa. Com o resultado o Pantera fica em situação difíl, pois alguns times já venceram seus dois jogos e já estão com seis pontos nba tabela de classificação. Mesmo que vença seus próximos jogos, dificilmente o São Raimundo pode conseguir se classificar para as semifinais, pois está perdendo pontos preciosos nesse início de competição.

Quem não gostou nada de mais uma derota foi o torcedor santareno, especialmente o do São Raimundo, que acompanhoiu a partida pelo rário. Segundo alguns toecedores, se o time não começar a vencer seus próximos jogos, dificilmente haverá uma grande torcida comparecendo ao estádio Colosso do Tapajós para as partidas a serem realizadas em casa. Na partida de onte, o técnico Lúcio Santarém, fez algumas alterações em relação ao time que começou a primeira partida, mas não surtiu efeito positivo.

Alguns jogadores reclaram do péssimo estado do campo do Baenão que, normalmente já é ruim, mas ontem esteve pior por causa da forte chuva que caiu sobre Belém. Entretanto, vale ressaltar que nesse situação o campo fica ruim para os dois times. O goleiro Labilá disse que o time precisa de entrosamento, mas lamentou que a sorte também anda afastada do Pantera, pois os jogadores perderam boas oportunidades e ainda houve bola na trave. Ele espera que para os próximos jogos, o time possa se encontrar e vencer a primeira no parazão.

Depois de duas derrotas, o São Raimundo volta a jogar neste sábado, 30, diante do Águia. A partida deve ser confirmada para o estádio do Águia em Marabá, uma vez que a direção do clube assinouy um compromisso de realizar as obras que precisam naquele estádio.

A maratona do time alvinegro prossegue assim: dia 3 de fevereiro joga contra o Cametá, no parque do Bacurau pela 4a rodada e no dia 10 de fevereiro enfrenta o Botafogo em Santarém pela Copa do Brasil.

Política


Odair Corrêa  participam da convenção do PDT em Mojuí dos Campos



Vice-governador do Pará Odair Corrêa, chefe de gabinete Solano Lisboa e deputado estadual Luiz Cunha foram recebidos com festa na convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que aconteceu no domingo (24) na Escola Fernando Guilhon em Mojuí dos Campos onde homologaram as candidaturas do Prefeito Gelson Alves, Vice-prefeito Hélio Zeppenfeld e 14 candidatos a vereadores que concorrerão ao pleito que acontece dia 28 de março. Candidato à vice-prefeito Hélio Zeppenfeld disse que se eleito, em sua administração o cidadão será ouvido e seu problema resolvido. Deputado estadual Luiz Cunha, vice-presidente estadual do PDT, enalteceu o grande trabalho que o vice-governador Odair Corrêa está realizando em benefício da população da região Oeste do Pará.

Enfatizou que conhece o candidato a prefeito de Mojuí dos Campos Gelson Alves há 17 anos, desde quando era vereador no município de Tailândia, é um homem honesto, competente e será um grande administrador em Mojuí dos Campos. Gelson Alves candidato a prefeito, fez um relato do seu projeto de governo, destacando a implantação de um distrito industrial, criação da escola em tempo integral, dentre outros. Agradeceu as presenças do vice-governador Odair Corrêa, deputado estadual Luiz Cunha e convocou os candidatos a vereadores e militância do partido para começarem a trabalhar imediatamente no sentido de divulgar junto a população as suas propostas para o mais novo município do Estado do Pará. Odair Corrêa iniciou seu pronunciamento enaltecendo as candidaturas de Gelson Alves, Hélio Zeppenfeld e os 14 candidatos a vereadores.

Parabenizou o deputado Luiz Cunha por estar cumprindo 5 mandatos consecutivos na Assembléia Legislativa, desenvolvendo excelente trabalho em benefício da população Nordeste do Pará, com desenvoltura, competência e transparência. Relatou algumas ações que conseguiu para a região Oeste – Liberação de mais 33 milhões junto ao Ministério das Cidades para a conclusão do sistema de abastecimento de água em Santarém – A liberação de 60 milhões junto a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Santarém Wilson Fonseca – Criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), dentre outras. Odair Corrêa enumerou ações que viabilizará em breve no novo município de Mojuí dos Campos, como a liberação de créditos através do Credpará, Implantação do Projeto Pro-jovem, Instalação de telefonia celular a exemplo de Belterra, dentre outras. Parabenizou o candidato Gelson Alves por colocar em seu plano de governo a implantação de um Distrito Industrial, que vai gerar emprego e renda para a população.


Argumentou que o governo Ana Júlia dará total apoio e assistência ao novo município do Estado, proporcionando melhores condições e qualidade de vida para a população. Finalizou conclamando as lideranças comunitárias e rurais, militância do PDT e a população, muito trabalho para eleger Gelson Alves, o primeiro prefeito de Mojuí dos Campos. Concluiu.


Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria.


Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-PA 677 – Fotos Josué Pinheiro

Oportunidade

Sebrae lança cursos via Internet



O SEBRAE está com inscrições para cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.


O SEBRAE conceitua competência como "a faculdade de mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".


Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.


Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!


Análise e Planejamento Financeiro


Aprender a Empreender


Como Vender Mais e Melhor


D´Olho na Qualidade


Iniciando um Pequeno Grande Negócio


BR artesanato


www.brartesanato.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Administração: Santarém


Prefeita visita área de risco na Matinha



Hoje pela manhã, representantes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, acompanharam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo em uma visita técnica à Serra da Matinha, popularmente conhecida como Serra Piroca, no bairro da Matinha. Os secretários municipais Inácio Correa (Governo), Valéria Lima (Infraestrutura), Luiz Alberto (Segurança Cidadã) e Beto Frazão (Habitação), e servidores da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), também acompanharam o grupo.


A visita foi marcada após a prefeita ter recebido há cerca de três semanas, um relatório da Defesa Civil Municipal que identificou riscos de desmoronamento da Serra da Matinha. “Viemos aqui para ver se o perido é iminente ou se é uma situação que ainda podemos planejar, optando pela retirada das pessoas ou das pedras. Detectamos túneis por baixo da serra e nesse caso, o risco passa a ser não somente de nove famílias, mas de todos os que moram às proximidades dessa área. O problema deixa de ser apenas da Defesa Civil, mas de órgãos ambientais também”, disse a prefeita.


Para o Major Tavernar, comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, o local precisa ser interditado. “Nós percebemos que tem caminhões que continuam entrando e fazendo retirada de areia dessa área. Isso não pode mais acontecer. Faz-se necessária uma intervenção imediata por parte dos órgãos fiscalizadores”, afirmou.


Aldomiro Soares, presidente da associação de moradores da Matinha, disse que a preocupação é grande. “Já nem dormimos pensando no perigo que corremos. O problema é que alguns moradores resistem e não querem sair daqui por que moam há mais de 20 anos nesse local. Eu estou satisfeito com a visita da prefeita, mas sei que nós também precisamos ajudar, mas infelizmente, nem todos pensam desse jeito”, esclareceu.


Após verificar detalhes da situação, a prefeita Maria do Carmo anunciou algumas providências. “A Defesa Civil vai intensificar o trabalho de conscientização junto às famílias que, se aceitarem, serão retiradas de suas casas e levadas para um local seguro; vamos solicitar um laudo de uma empresa especializada para então decidirmos o que exatamente fazer em relação a este local; e impedir, com a ajuda do Ministério Público, que caminhões continuem a retirar areia daqui.”, expressou Maria do Carmo.


Agora à tarde, a prefeita tem uma reunião agendada com a Promotora de Justiça, Lílian Braga. Entre os assuntos da audiência, está pautada a situação da Serra da Matinha.




Divulgada a programação do Carnaval


A secretaria municipal de Cultura (SMC), responsável pela organização da festa de carnaval em Santarém, definiu a programação oficial do Carnaval 2010 que será realizada na Orla da cidade e na Vila de Alter do Chão, no mês de fevereiro. Antecedendo aos dias oficiais do carnaval, a prefeitura e as entidades que representam as agremiações carnavalescas de Santarém têm promovido ainda em janeiro, as Batalhas de Confetes em alguns bairros, como Aldeia e Nova República.


Para o próximo mês, mais atividades serão desenvolvidas. Na orla, a programação de carnaval será realizada durante três dias (12, 13 e 16/02) em parceria com a Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (ASAC) e com a Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém (LIBES). Em Alter do Chão, a exemplo dos últimos quatro anos, o governo municipal ficará responsável pela estrutura da festa, como banda e trio elétrico nos dias 14 e 15 de fevereiro.


A programação na cidade e em Alter do Chão ficou assim definida:


12/02/2010 (Sexta-Feira)


LIBES – Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém.


Local: Orla da Cidade


Hora: 21h00


Blocos: Garotos da Coroa, Alô Dada, Sorriso Aberto, A Fogueteira, Cheiro do Periquito, Fissura e Vermelho e Preto.


Dia 13/02/2010 (Sábado)


Local: Orla da Cidade


Hora: 19h00


Blocos: Bloco do Programa de Esporte e Lazer da Cidade - PELC (Assessoria de Esporte e Lazer/SEMC) e Bloco da Camisinha (SEMSA).


Hora: 21h00


ASAC (Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas)


Blocos de Enredo: Caciques da Prainha, Unidos de Aparecida, Império do Tapajós e Bloco da Pulga.


Blocos de Empolgação: To na Onda, Mocidade da Turiano Meira, Cruz de Malta, O Linguarudo, Zueira e Olha eu AQUI.


Dia 16/02/2010 (Terça-Feira)


Local: Orla da Cidade


Hora: 21h00


Blocos apontados posteriormente pela ASAC e LIBES.


Programação de Alter do Chão – A programação será realizada nos dias 14/02 (Domingo) e 15/02 (Segunda-Feira), na orla da Vila Balneária.


Exposição – No período de 06 a 18 de fevereiro, a secretaria municipal de Cultura realizará no Terminal Fluvial Turístico - TFT, em frente à praça do Pescador, a exposição “História do Carnaval Santareno”. Na exposição, que será aberta ao público das 17h às 21h, serão mostradas peças confeccionadas por artistas locais que foram atrações nos desfiles carnavalescos do passado.







Saúde

Hospital Regional entrega certificados

No dia 20 de janeiro, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados da Brigada de Incêndio. Durante a cerimônia estiveram presentes os profissionais que participaram do curso, os Sargentos Ferreira e Rebouças do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros, membros do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho – SESMT e o Diretor Geral do Hospital, Hebert Moreschi.



Em cada discurso, foi destacada a importância dos conhecimentos repassados, tanto para a utilização dentro do Hospital, quanto no dia-a-dia da vida em comunidade.


O Curso de Brigadista foi dividido em duas etapas: teórica, realizada nas dependências do Hospital, e a prática, no quartel do Corpo de Bombeiros. A equipe do Hospital Regional aprendeu noções de combate a incêndio, primeiros socorros e atendimento a vítimas politraumatizadas.


O Diretor Geral ressaltou a importância desse treinamento: “A melhor forma de evitarmos riscos à saúde e a vida de nossos profissionais e pacientes, como também de danos ao patrimônio público, é a prevenção. Mas, quando os imprevistos acontecem é necessário que nossa equipe esteja preparada e tome ações fundamentais para que os riscos e prováveis danos sejam extintos ou minimizados até a chegada do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, agregamos qualidade e segurança à assistência médico-hospitalar do Hospital Regional de Santarém”, afirma Hebert.

Para a formação completa da primeira Brigada de Incêndio do HRBA, mais uma turma de profissionais deve passar pelo mesmo treinamento, com previsão de realização no mês fevereiro.

Cotidiano


Avião cai e mata dono da Reicon

Um avião bimotor da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, com destino a Altamira, caiu na tarde de ontem (25), próximo ao município de Senador José Porfírio, em uma área de pasto da fazenda Rosinha, que pertence ao Grupo Reicon, localizada no KM 23 da PA-167, sudoeste do Pará .  Na queda, morreram o comandante da aeronave Carlos Alberto da Silva Navarro e o empresário Luis Rebelo, proprietário da empresa Rebelo Indústria Comércio e Navegação (Reicon).

O co-piloto do avião e um engenheiro da empreiteira Andrade Gutierrez tiveram ferimentos no rosto e foram atendidos no Hospital Regional de Altamira. Os outros passageiros ficaram apenas com escoriações. Segundo o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), sabe-se que a aeronave saiu de Belém às 12h58 e transportava oito passageiros e dois tripulantes.


Segundo os sobreviventes, o comandante teria passado da pista de pouso, ao retornar, o avião começou a perder altitude. O piloto teria tentado arremeter (subir novamente), mas não conseguiu fazer o avião pegar altura. Equipes do Hospital Municipal de Senador Jose Porfírio, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros prestaram socorro às vítimas.


O voo reunia empresários e engenheiros da Andrade Gutierrez que debateriam sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.



Diário do Pará

Justiça

MAIORIA DOS JURADOS ACATA TESE DE LEGÍTIMA DEFESA E ABSOLVE RÉU


Por 4 X 3 foi absolvido a pouco, o técnico em eletrônica Odair Gama de Jesus, 36 anos, acusado de matar o jovem Wallace Alves Melo, em 20.04.2003, no bairro de Santana, durante uma discussão em um bar. Os jurados acataram a tese da defesa, tendo à frente o advogado Eduardo Fonseca, que alegou Legítima Defesa em favor do réu, já que a vítima era pessoa conhecida por envolvimento em pequenos delitos e teria tentado matar o sogro do acusado.


O promotor Rodrigo Aquino pediu a condenação de Odair, mas não pelo crime de Homicídio Qualificado e sim pelo de Homicídio Simples. No final os jurados absolveram o réu. O júri foi presidido pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito. A próxima sessão será no dia 04/02/2010.



--

Parazão 2010

São Raimundo vai perdendo para o Independente

O Pantera santareno está fazendo sua segunda partida pelo primeiro turno do Campoeonato Paraense. O time comandado por Lúcio Santarém vai perdendo pelo plecar de 1 a 0. Chove muito em Belém e o campo do Remo (que já não é bom normalmente) ficou em situação precária. Vamos aguardar o segundo tempo.

Política



Odair Corrêa visita o Morro Dona Marta e Encontra com o Senador Marcelo Crivella.

O Vice-governador do Pará Odair Corrêa (PDT) esteve no Rio para tratar de assuntos referentes ao governo do estado do Pará e aproveitou para fazer contatos políticos. O Vice-governador esteve no Morro Dona Marta, bairro de Botafogo, prestigiando o senador Marcelo Crivella, na entrega da casa do projeto Cimento Social, que foi destaque na imprensa este ano. "Esse projeto é muito bom e vou verificar o que fazer para levar para a periferia de Belém", disse Corrêa para o Senador Crivella.

Odair Corrêa (PDT), visitou também as instalações da maior empresa de móveis escolares do Brasil, que fica no município de Araruama e conversou demoradamente com o empresário Eduardo Maia diretor da empresa e suplente de deputado federal. O vice-governador do Pará e seu chefe de gabinete, Solano Lisboa visitaram a melhor escola de vigilantes do Rio de Janeiro, a Oportunidade SEG. Odair Corrêa ficou impressionado com a estrutura da escola e disse que vai propor uma parceria para trazer a tecnologia da escola para o Pará O vice-governador do Pará, Odair Corrêa (PDT), visitou o Pastor Marcos Pereira e aproveitou para conhecer as instalações da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, em Éden, São João do Meriti, onde conheceu pessoalmente o cantor Waguinho que será candidato a senador com o apoio da Igreja.

Ficou combinado que o Pastor Marcos, cantor Waguinho e o apresentador de televisão e deputado estadual e candidato ao governo do Rio de Janeiro Wagner Montes participarão da campanha de Odair Corrêa à Câmara Federal nas próximas eleições. Odair Corrêa disse que estes contatos são fundamentais para divulgar o Pará em outros estados da federação.


Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria



Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-Pa 677 – Foto Fernando Lobo.

Concursos

Justiça suspende concurso da Polícia Civil



O juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital, decidiu, em caráter liminar, pela suspensão do concurso C-149 da Polícia Civil do Pará. A determinação do magistrado foi uma resposta a uma reclamação feita por um candidato do concurso, que apontou irregularidades na execução da prova de capacitação física.


O candidato Márcio José Guimarães da Silva alegou que o prazo entre a publicação e a realização dos testes físicos aconteceu num intervalo de dois dias, o que não estaria de acordo com as normas do concurso, principalmente, considerando que vários candidatos seriam moradores de outras cidades e até mesmo de outros Estados. Ainda segundo o denunciante, os exames se realizaram em um final de semana que antecederia um feriado nacional.


A denúncia foi levada até o Ministério Público do Estado, que ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado do Pará, determinando que o Estado designasse uma data para um novo teste de aptidão física (TAF) ou suspendesse o concurso até o julgamento definitivo da ação. O juiz acolheu a ação do MPE e optou pela suspensão do concurso até que o Estado, no decorrer do processo, possa comprovar que a irregularidade denunciada pelo candidato não apresentou prejuízo às partes envolvidas.


OFERTA


O concurso ofertou 350 vagas, distribuídas para os cargos de escrivão, investigador e delegado. Ao todo 6.336 pessoas se inscreveram, destas, apenas 425 continuavam na disputa. Esses candidatos estavam aguardando o resultado dos exames médicos, para posteriormente fazerem a prova oral e, em seguida, o curso de academia de formação, que dura em torno de oito meses.


A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informou que ainda não foi notificada sobre o assunto e que o andamento do exame continuará sendo dado. A assessoria de comunicação do órgão disse que a relação com os nomes dos aprovados no exame médico será divulgada na próxima semana, entre os dias 4 e 5. Procurada pela reportagem, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que ainda não foi notificada e, por isso, não se pronunciará.

Concursos Públicos


Maria do Carmno auncia convocação de concursados

A Prefeita Maria do Carmo concedeu a primeira entrevista coletiva de 2010. A gestora, em companhia do secretário municipal de Governo, Inácio Corrêa, e do secretário de Administração, Kássio Portela, afirmou que a partir do mês que vem os candidatos classificados no concurso público de 2008, na área de educação, serão incorporados no quadro efetivo do município. Maria do Carmo também comentou sobre a desapropriação da área ocupada irregularmente, às margens da Rodovia Fernando Guilhon, a situação de risco dos moradores que vivem próximo à serra da Matinha, o atraso das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o impasse sobre o local de realização do jogo entre São Raimundo x Botafogo, pela Copa do Brasil.



Convocação dos candidatos classificados


O cronograma de convocação, elaborado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), é dividido em quatro etapas. Cerca de 600 candidatos, os primeiros colocados em todos os níveis, além dos classificados na área de educação: professores da educação infantil, de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série da zona urbana e eixo forte, serão convocados inicialmente. A partir desta terça-feira, 26, os convocados deverão comparecer à Casa de Cultura, munidos de toda documentação. O cronograma prossegue a partir do mês de abril com os candidatos da área de educação da região do Planalto, em maio com o corpo de saúde, julho com os candidatos da região de rios e setembro com os da área de apoio/administrativa. A expectativa da prefeitura é que até dezembro, todos os concursados já estejam no quadro de pessoal de Santarém.


Durante a entrevista, a prefeita aventou a possibilidade, até o final do seu mandato, da realização de um novo certame para preenchimento de vagas ociosas. "Eu gostaria muito antes de sair da prefeitura ainda poder fazer um outro concurso, mas se a lei me chamar me obrigar a chmar os que não foram classificados, eu chamo. Mas nós temos obrigação de chamar os que foram classificados dentro das vagas que foram oferecidas. Se não foram preenchidas existe a possibilidade de fazer um novo concurso. É o que eu prefiro", diz.


Desapropriação da área às margens da Rodovia Fernando Guilhon


Maria do Carmo explicou que as pessoas ergueram barracos em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo a prefeita, a ação que se deu na última sexta-feira, 22, não foi contra as pessoas, mas por causa de construções irregulares. Por se tratar de uma APA, as normas administrativas do município proíbem qualquer tipo de construção na área. "Eu considero que houve apropriação indébita, por ser tratar de uma área protegida por lei", avalia a gestora.


Áreas de risco, em virtude do período chuvoso


Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, através da Defesa Civil, Santarém conta atualmente com nove áreas de risco. Uma delas é a serra no bairro da Matinha. O levantamento constatou as casas ao pé da encosta estão condenadas, por causa de pontos de deslizamentos. A prefeitura trabalha com duas hipóteses: a primeira seria a retirada das famílias, um total de sete, para casas permanentes, a segunda seria a retirada provisória, para a realização de trabalhos técnicos, chegando até a implosão ou explosão das pedras, proporcionando segurança aos moradores. "Vamos fazer o que for necessário para evitar danos maiores", garante.


Atraso nas obras do PAC


A prefeita afirmou que as obras do PAC esbarram em questões administrativas, já que o governo federal diminuiu o repasse às prefeituras e vem exigindo uma contrapartida de 10% dos municípios. Segundo Maria do Carmo, a União baixou uma legislação que diminuiu a contrapartida dos municípios que estavam tendo dificuldades para 6%. Isto implica que uma obra orçada em 100 milhões, a prefeitura teria que bancar seis milhões. Um valor alto considerado pela prefeita. “Alguém tem que dar esses quatro milhões de reais da diferença de 6% para 10%, porque o tamanho das obras não diminuiu. O governo não está se entendendo com as empresas que estão construindo as obras do PAC. Eles diminuíram o ritmo porque eles querem saber de onde vêm esses 4%”, esclareceu.


Além da burocracia, um grande problema que emperra as obras são as desapropriações, sobretudo, no Mapiri e Uruará. A prefeita revelou que neste momento, o governo dispõe de apenas 800 mil reais para desapropriar terrenos onde será construído o restante das 320 casas populares.


Jogo da Copa do Brasil, no estádio Barbalhão


O tão aguardado jogo pela Copa do Brasil, entre São Raimundo x Botafogo, pela Copa do Brasil, no próximo dia 10, ao que tudo indica será realizado no Barbalhão. A prefeita sinalizou a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público Estadual, onde o governo municipal compromete-se em realizar as obras de adequação no estádio, em um prazo máximo de seis meses. No entanto, para que a partida seja realizada em Santarém, pelo menos oito itens já devem ser atendidos, conforme determina o Estatuto do Torcedor. A nomeação de um chefe de segurança – de responsabilidade do São Raimundo – já foi atendida, faltando apenas a apresentação do projeto arquitetônico e de combate a incêndios, plano de ação para situação de abandono, formação de brigada de incêndio, plano de segurança, reforço nos muros que dá acesso a Rua das Laranjeiras e o isolamento da geral. O que de acordo com Maria do Carmo devem ser disponibilizados imediatamente.


Portal na Hora

Mojuí terá três candidatos a prefeito

O município de Mojuí dos Campos terá três candidatos no primeiro pleito a ser realizado no dia 28 de março deste ano, para escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores. As composições foram definidas a partir das coligações firmadas entre partidos que já compõem a base governista em Santarém e no âmbito estadual, além das perspectivas para as eleições nacionais deste ano.



A coligação encabeçada pelo PMDB e PT mantém 8 partidos na disputa, sendo a professora Maria do Carmo Félix a candidata à prefeita, tendo como seu vice o atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, Antonio Valdir Lima, que também foi presidente por dois mandatos da Associação dos Produtores Rurais (Aprusan).


“E nós já definimos as alianças. O nosso partido, o PT vai estar na disputa coligado com o PMDB indicando o Antonio Valdir pra concorrer e nosso objetivo é de fazer uma boa campanha. Estamos correndo, após a homologação vamos iniciar a campanha e correr pra que possamos vencer com estes partidos que estão apoiando o mesmo projeto político”, destacou o presidente do PT em Santarém, Juca Pimentel.


O articulador regional do PMDB, ex-deputado José Priante parabenizou o PT de Santarém por cumprir com seus acordos políticos, além de sempre fazer a melhor escolha pensando na população tomam a decisão correta na discussão dos nomes para apoiarem e defenderem o projeto tanto no executivo quanto no legislativo.


“Aqui o PT está de Parabéns, em Santarém diferente de muitos locais do Brasil se cumpre os acordos feitos e isso é uma situação importante pra atual conjuntura política. Hoje nós temos que pensar no momento, na eleição de Mojuí dos Campos. Não interessa agora o pleito para governo do estado, as eleições nacionais, isso vem depois. Agora temos que voltar nossos olhares pra cá, o único lugar que tem eleição é o Mojuí”, destacou Priante.


Por outro lado, o PSDB, DEM e PSDC oficializaram a candidatura do atual vereador tucano de Santarém, Jailson Alves, que foi eleito em outubro de 2008. A convenção aconteceu na sede provisória do partido, no centro da cidade, e atraiu grande número de correligionários e simpatizantes, principalmente de comunidades rurais e líderes que fazem oposição a atual administração de Santarém.


Na chapa com Jailson está o funcionário dos Correios Juvenal Pereira, do Partido Progressista que coligou com o PSDB. O discurso no palanque era de críticas à gestão petista, sob alegação de que não existe apoio ou benefícios para o povo de Mojuí dos Campos.


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou em sua convenção o nome de Gelson Alves como candidato a prefeito e Hélio Zépefeld como vice, em seu encontro realizado na Escola Fernando Guilhon. A candidatura recebe apoio do vice-governador do estado, Odair Corrêa que está no novo município participando da reunião.

O candidatoeleito terá cerca de três anos de mandato, uma vez que deve coincidir com a eleição de 2012. Os nove vereadores eleitos também terão mandarto reduzido em Mojuí dos Campos.

Esporte


São Raimundo tenta reabilitação diante do Independente

Hoje a bola rola. Como no Campeonato Paraense 2010 o amanhã não se sabe, se nenhum estádio for vetado de última hora, a tabela não sofrer alteração ou alguma ação não entrar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), a segunda rodada do Parazão tem seu complemento hoje. Zerados na competição, São Raimundo e Independente se enfrentam às 15h30, no Baenão.


Pressionado. Assim entra em campo o São Raimundo. Apesar de todos em Santarém não admitirem, mas o fato de ser o atual campeão brasileiro da Série D vem sendo um “fardo” que os jogadores da Pantera vêm carregando. A derrota por 1 a 0 para o Santa Rosa, quando todas as fichas estavam no time alvinegro, deixaram o torcedor santareno atento. Será que a boa fase de 2009 não se repetirá na atual temporada? A resposta vem da boca do técnico Lúcio Santarém.

“O nosso time ainda vai se ajustar. Estamos tranquilos em saber que temos um bom elenco e estamos conscientes das nossas responsabilidades”, explicou o treinador, que deverá fazer alterações na equipe que estreou com o pé esquerdo na competição. O volante Beto entra na vaga de Maurício Oliveira, enquanto que Hallace deve herdar a vaga de Déo Curuçá ao lado da esperança de gols, o atacante Branco.

Mas o Pantera que tome cuidado. Se os três pontos são o foco do São Raimundo, em Tucuruí o pensamento não é outro. O revés frente ao Paysandu custou caro para o Independente, que deixou escapar a vitória com dois minutos, algo inconcebível, segundo disseram os jogadores ao final do jogo na Curuzu. Porém, uma frase vem sendo a palavra de ordem na “terra da energia”: é hora de recuperar.

São Raimundo: Labilá, Leandrinho, Filho e Marabá; Marcelo Pitibul, Beto, Michel e Thiago Neiva; Branco e Hallace.

(Diário do Pará/ Rui Neri News)


Paysandu só empata com o Santa Rosa

O Paysando sofreu o seu primeiro tropeço no Parazão de 2010. Em partida válida pela segunda rodada do primeiro turno, a equipe bicolor não passou de um empate em 1 a 1 com o Santa Rosa na noite desta segunda-feira no estádio da Curuzu.


Depois de uma estreia sofrida diante do Independente na vitória por 2 a 1, conquistada somente nos minutos finais da partida, o time alviceleste voltou a repetir um futebol abaixo do esperado e se complicou diante da boa equipe do Santa Rosa que estreou na competição desbancando o São Raimundo por 1 a 0.


O Paysandu abriu o placar por intermédio do volante Sandro que converteu uma penalidade máxima aos 23 minutos do primeiro tempo e, aos 38 minutos ainda da primeira etapa, o atacante Jeferson marcou um belo gol e empatou o jogo para o Santa Rosa. Placar final: Santa Rosa 1 x 1 Paysandu.


O resultado manteve as duas equipes na mesma posição na tabela de classificação. O Paysandu segue na segunda posição com 4 pontos e apresenta um saldo positivo de uma bola e com três gols a favor. Já o Santa Rosa ocupa a quarta colocação com também 4 pontos,apresenta um saldo positivo de uma bola mas perde no critério seguinte para o Paysandu e apresenta apenas dois gols marcados.

A renda divulgada foi de R$ 50.995,00 para um público total de 4.165 torcedores, sendo 3.165 pagantes e 1.000 credenciados.


Próximos Jogos:


Pela terceira rodada, o Paysandu enfrentará o Ananindeua no próximo sábado (30) às 16h na Curuzu, enquanto que o Santa Rosa jogará contra o Remo no domingo (31) às 16h no Baenão.


Confira a segunda rodada do Parazão 2010:


Quinta-Feira (21/01):  Ananindeua 4 x 3 Águia

Domingo (24/01): Cametá 1 x 2 Remo


Segunda-Feira (25/01): Santa Rosa 1 x 1 Paysandu


Terça-Feira (26/01): 15h30 - São Raimundo x Independente


Classificação:


1º Remo= 6 pontos


2º Paysandu= 4 (saldo=1 / gols pró=3)


3º Santa Rosa= 4 (saldo=1 / gols pró=2)


4º Cametá= 3 (Saldo= 0)


5º Ananindeua= 3 ( Saldo= -5)


6º Independente= 0 (Saldo= -1 / gols pró= 1)


7º São Raimundo= 0 (Saldo= -1 / gols pró= 0)


8º Águia= 0 (Saldo= -2)








segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parazão 2010


São Raimundo estreia com derrota no Parazão

Sem mostrar um futebol convincente e sem esquema de jogo, o São Raimundo fez uma estreia decepcionante para a torcida santarena que esperava um pouco mais do time campeão da série D do Campeonato Brasileiro. Apesar de o técnico Lúcio Santarém ter incentivado, os atletas não renderam o suficiente em campo para arrancar pelo menos um empate. O resultado foi de 1 0 para o Santa Rosa, gol marcado ainda no primeiro tempo e que acabou perdurando até o final.


O técnico alvinegro atribuiu a derrota à falta de entrosamento já que o time teve pouco tempo para se preparar, enquanto que o adversário já vinha jogando desde a fase de classificação. Mesmo assim, Lúcio Santarém acha que o time demonstrou entusiasmo e pode melhorar no decorrer das demais partidas. Para tentar marcar seus primeiros pontos na competição o Pantera terá que vencer seu segundo compromisso marcado para terça-feira, 26, contra o Independente de Tucuruí, às 15h30, no estádio do Clube do Remo.


O destaque mais uma vez dessa partida foi o goleiro Labilá que fez pelo menos duas grandes defesas evitando que o placar fosse maior em favor do adversário. Os atacantes Del Curuçá e Branco não renderam nessa partida, assim como o meio campo que não funcionou. Para a partida de terça-feira Lúcio espera contar com o zagueiro Carlão e o meio campista Beto.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


São Raimundo estreia logo mais contra Santa Rosa


Depois de várias indefinições, finalmente o Pantera santareno entra em campo logo mais às 15h30 para o seu jogo de estreia pelo Campeonato Paraense de 2010. A partida que foi transferida do estádio Colosso do Tapajós em Santarém será realizada no estádio do Paysandu.


O time santareno viajou hoje pela manhã para a capital do estado onde realiza esse jogo. Logo em seguida viaja para a cidade de Tucuruí onde joga contra o Independente no domingo, fazendo uma verdadeira maratona de jogos. O São Raimundo fará quatro jogos fora de Santarém e só retorna para a quinta rodada, mas antes joga contra o Botafogo, dia 10 de fevereiro, no Colosso do Tapajós, valendo pela Copa do Brasil. 

Educação



Servidores da educação querem 30% de reajuste



A briga agora é pela aprovação e entrega do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, encabeçada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp). “Considerando as perdas acumuladas em 14 anos de atividade, nossa categoria decidiu em assembleia geral uma reivindicação para o reajuste de 30%. Agora só dependemos do debate com o Estado, mas o governo sequer respondeu a pauta que enviamos em dezembro passado”, afirma o coordenador Williams Silva. O projeto tem até o dia 15 de março para ser enviado à Assembleia Legislativa.


Ontem pela manhã, integrantes do Sintepp reuniram no Palácio dos Despachos, com intuito de definir o que será do reajuste salarial da categoria. Atualmente, o vencimento base corresponde a R$ 465, sendo que o salário de um professor gira em torno de R$ 1.024. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), este valor poderia ser de R$ 2.044.


Também sem definir prazos, a Seduc se comprometeu em nomear os técnicos em educação aprovados em concurso. “Se até o próximo dia 15 de março não houver nada definido, o ano letivo de 2010 corre o risco de não acontecer, conforme já decidimos em assembleia geral”, alerta o secretário do Sintepp, Mateus Ferreira. (Diário do Pará) 

Educação


Comunidade aguarda posse de diretores eleitos


Os alunos de várias escolas públicas estaduais em Santarém  e outras cidades da região aguardam o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre a data para empossar os novos diretores, que foram eleitos em processo democrático sob votação dos pais, alunos e professores ainda no ano passado. A maioria das unidades manteve à frente os titulares que há mais de 10 anos já estavam na administração.


A Escola Estadual Álvaro Adolfo, considerada uma das maiores da cidade reelegeu a professora Joana Bernardo Cunha, que já assumia a escola por indicação política ainda na gestão do PSDB no Pará. O outro educandário que manteve a atual administração foi a Escola Estadual Plácido de Castro, cujo diretor é Antonio César que há dez anos está como titular.


Em várias escolas houve tumulto durante todo o processo eleitoral, o que já era esperado pela coordenação, entre os grupos organizados que apoiavam as atuais administrações ou que faziam oposição e queriam mudanças. Os fatos chegaram a virar caso de polícia em alguns educandários, como na Escola Onésima Pereira de Barros onde foi eleito o professor José Palheta que derrotou a ex-diretora da 5ªURE e filiada ao PSDB, Marinete Lima.


Com muitas discussões e em meio ao clima de tensão houve mudança na direção da Escola Estadual Frei Ambrósio, no Centro, sendo eleita a professora Silvia Mourão e a historiadora Eurenice Rodrigues, que derrotaram os candidatos da atual diretora Wanilce Penaforte com 70% dos votos válidos.


A direção da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, na Nova República, continua com a atual administração que foi reeleita, a professora Vera Lúcia Cavalcante. O mesmo aconteceu na Escola Estadual Madre Imaculada, na Prainha, que manteve a diretora Francisca Figueira, bem como na Escola Maria Uchôa, no bairro da Floresta.


As escolas conveniadas como São Francisco e São Raimundo não contam com o processo de votação pela comunidade, mas mantém a indicação das instituições religiosas que tem convênio a SEDUC, sendo uma pela Diocese de Santarém e a outra pela Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. 



Em Juruti duas escolas já realizaram eleição direta para escolha de novos diretores. A escola América Pereira Lima elegeu um diretor "Valdik" e dois vice-diretores. Já a escola de ensino médio Raimundo de Sousa Coelho elegeu como diretora Alice Pereira e como vices Jorge Lima e Caroline Miranda. 

Política

Partidos realizam convenção em Mojuí dos Campos


No próximo domingo, 24, encerra o prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para serem realizadas as convenções partidárias em Mojuí dos Campos, onde devem ser escolhidos para homologação no cartório eleitoral os nomes dos candidatos aos cargos de vereadores, prefeito ou prefeita, vice-prefeito e definir as coligações majoritárias e proporcionais.


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) através da presidente da comissão provisória, a ex-vereadora Núbia Angelino anunciou que o encontro dos filiados, líderes regionais e simpatizantes acontece no próximo domingo na sede do Clube Beira Rio e mobilizará grande parte dos moradores. Na oportunidade, o líder regional, deputado estadual Antonio Rocha deverá marcar presença.


Nos bastidores o principal nome para ser escolhido na convenção é da professora Maria do Carmo que mantém estreito relacionamento com a comunidade e com os titulares do PMDB, além de ter história na educação de Mojuí. A cadeira de vice na chapa pode ser da ex-vereadora santarena Núbia Angelino.


O Partido Republicano Brasileiro (PRB) através do seu presidente, Valter Almeida também anunciou para o último dia do prazo a convenção entre os correligionários, onde será definida a posição no primeiro pleito eleitoral no 144º município paraense. De acordo com informações de fontes do partido, a sigla deverá se coligar tanto na majoritária quanto na proporcional, abrindo mão de candidatura própria. A convenção será na Escola Municipal Fernando Guilhon.


A convenção do Partido Verde (PV) também será realizada neste domingo, o anúncio foi feito pelo presidente em Santarém, vereador Valdir Matias Júnior que deverá estar no novo município participando do processo. As negociações estão sendo feitas para uma possível coligação para a candidatura majoritária.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Educação



Governo abre negociação com os trabalhadores da educação em 2010
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação = Secretaria de Comunicação
A secretária de Estado de Educação (Seduc), Socorro Coelho, e o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), José Júlio, receberam na manhã desta quarta-feira (20) uma comissão com dez representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) para tratar da campanha salarial 2010, que envolve as discussões sobre reajuste salarial da categoria e o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

A reunião aconteceu no auditório da Casa Civil, no Palácio dos Despachos, e contou com a participação do sub-chefe da Casa Civil, Milton Rezende; do assessor técnico da Sepof, Mauro Leônidas, do secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Luiz Lopes, e da assessora Maristela Santos.

O secretário José Júlio esclareceu que o reajuste do salário mínimo já está estará na folha de pagamento dos servidores neste mês. "Estamos trabalhando para que esta etapa seja vencida em 2010". Outra preocupação da categoria, o PCCR, também deve ser encaminhada à Assembléia Legislativa até a primeira quinzena de março, conforme assegurou a secretária de Educação, Socorro Coelho. "Estabelecemos uma prazo para a comissão que trata do assunto e estamos fazendo o levantamento de todos os servidores para analisar os impactos econômicos", disse ela, ao lembrar que o PCCR é um desejo histórico da categoria e compromisso de Governo.

Para dinamizar as negociações, as pautas econômicas e sociais serão discutidas separadamente. No dia 5 de fevereiro, às 8h30, os representantes da Sepof, Casa Civil, Seduc e Sintepp vão discutir o PCCR e o piso salarial. No dia 8, a reunião acontece no gabinete da secretária de Educação para tratar, entre outros assuntos, de reformas de escolas e lotação de professores.



Texto: Julie Rocha - Ascom/Seduc

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Parazão 2010


Adiada mais uma vez a estreia do São Raimundo


O jogo de estreia do pantera que deveria acontecer domingo passado foi adiado para esta quarta-feira, mas por problemas técnicos ficou para sexta-feira.


O São Raimundo que estrearia nesta quarta-feira, 20,  no Campeonato Paraense não entrará em campo contra a equipe do Santa Rosa. De acordo com a diretoria do time, as passagens não foram liberadas em tempo hábil. A Federação Paraense de Futebol informou que não havia vagas nas empresas aéreas, por isso não foi possível liberar as passagens.

O time viajaria ontem para Belém onde jogaria a partida contra o Santa Rosa, na tarde desta quarta-feira (20) as 15h30. O jogo foi transferido para a capital para que as obras no Estádio Colosso do Tapajós fossem adiantadas.

A partida será realizada na próxima sexta-feira (22), na Curuzu, Belém/Pa. E no domingo (24)o São Raimundo jogaria contra o Independente em Tucuruí/Pa, mas também essa partida foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro.



O certo de tudo isso é que o torcedor santareno vai ficar sem ver o Pantera jogando em Santarém nas quatro primeiras rodadas do Parazão. Enquanto isso, a Prefeita Maria do Carmo garantiu que realiza as obras no estádio não apenas para os jogos do Parazão, mas também para a Copa do Brasil cuja partida acontece no dia 10 de fevereiro diante do Botafogo.


Foto: torcida santarena ficará sem ver o São Raimundo no Colosso do Tapajós

Concurso Público

Prorrogadas inscrições na UFOPA


A Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa prorrogou as inscrições para o concurso público que visa preencher vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação. Os candidatos que ainda não se inscreveram ganharam uma nova oportunidade, o prazo foi estendido até o dia 28 de janeiro. O período de isenção também foi reaberto, até 21 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 25 de janeiro.

A taxa de inscrição do concurso pode ser feita até o dia 29 de janeiro. De 08 a 17 de fevereiro o candidato pode imprimir o cartão de inscrição. A prova objetiva e de redação ocorrerá no dia 21 de fevereiro. Segundo o edital, são obrigações dos técnicos- administrativos assegurar a eficiência e a atividade de ensino, pesquisa e extensão.

Estão abertas vagas para administrador, arquiteto, geólogo, economista, engenheiro civil, jornalista, pedagogo, zootecnista, técnico em assuntos educacionais, revisor de texto, assistente em administração, técnico em enfermagem, dentre outros. Para o cargo de assistente de administração, será destinada uma vaga para pessoas com deficiências.

Administração


Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realiza encontro
Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santarém – CDESS participaram ontem, 19, no auditório do CAEC, da segunda reunião da entidade, após sua instalação em 28 de novembro de 2009. O Conselho é vinculado à secretaria municipal de Planejamento (SEMPLAN) e tem entre suas atribuições, o assessoramento à prefeita de Santarém, Maria do Carmo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município. No total, são 42 conselheiros, sendo 12 representantes do governo municipal e 30 da sociedade civil organizada.

A prefeita Maria do Carmo iniciou a reunião fazendo esclarecimentos sobre dois fatos que ganharam repercussão na imprensa esta semana: obras na Magalhães Barata e jogos do São Raimundo no Estádio Colosso do Tapajós. Quanto à Magalhães Barata, a prefeita falou sobre a interdição da via por alguns moradores e explicou que o governo reconhece como legítimas as manifestações populares desde que respeitosas e organizadas. “Recebemos os moradores e comerciantes da Magalhães Barata pelo menos duas vezes e explicamos que a obra de recapeamento não está paralisada por que nós queremos, mas porque ainda não houve liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades, que é o financiador do empreendimento. Neste momento, até que haja liberação de verba para que a empresa possa retomar os trabalhos, nós só temos condições de amenizar o problema fazendo reparos, através da operação tapa-buraco, que é um serviço realizado com recursos próprios do município, mas infelizmente, eles não querem”, enfatizou.


Quanto ao jogo entre o São Raimundo e Santa Rosa que será realizado sexta-feira em Belém e não em Santarém, a prefeita declarou: “Nós recebemos um documento na prefeitura dando conta de que precisávamos fazer obras no estádio Colosso do Tapajós para o jogo entre São Raimundo e Botafogo e não para a partida entre São Raimundo e Santa Rosa. Já na semana passada, a Federação Paraense entendeu que as obras já deveriam estar prontas para o Parazão. Conversamos com o copronel Nunes no último domingo e nos propusemos a assinar um Termo de Ajuste de Conduta – TAC para que o jogo fosse realizado aqui na cidade. 



Começamos obras de médio porte no estádio e para a minha surpresa, o jogo foi transferido para Belém. Então, a partir dessa decisão, só me resta concluir que existe um movimento para levar esse e outros jogos do São Raimundo para Belém. Mesmo assim, afirmo que todas as exigências que nos pediram para melhoria do estádio estão sendo providenciadas. Estamos nos esforçando para assegurar que o jogo entre São Raimundo e Botafogo seja realizado aqui em Santarém”, finalizou Maria do Carmo.


Feitos os esclarecimentos, a reunião prosseguiu sob a presidência do secretário municipal de Planejamento, Everaldo Martins e discutiu sobre visão estratégica e cenários de desenvolvimento, implantação da UFOPA, Parque Tecnológico, Área de Livre Comércio, Parque Tecnológico do Tapajós e Zona de Processamento de Exportação. A próxima reunião da entidade está marcada para o dia 16 de março.

Política


Odair Corrêa Participa da Inauguração do Anexo do TCM


O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa (PDT), participou na segunda-feira (18), da inauguração do novo prédio do Tribunal de Contas do Município (TCM), localizado no bairro do Telégrafo. Fizeram parte da mesa que dirigiu o ato solene, Presidente do TCM Conselheira Rosa de Fátima Hage, Vice-governador Odair Corrêa, Prefeito de Belém Duciomar Costa, Representando a Assembléia Legislativa do Estado Deputado Junior Hage, Representando a Câmara Municipal de Belém Vereadora Tereza Coimbra, Senador José Nery, Deputado Federal Gerson Peres, Presidente do Tribunal de Contas do Estado Lurdes Lima e Procurador do Estado Ibrahim Rocha.  


A Conselheira Rosa Hage fez um balanço do histórico que envolveu toda a obra, desde o projeto arquitetônico até a sua conclusão. O Vice-governador Odair Corrêa, em seu pronunciamento, parabenizou a Conselheira Rosa Hage pela magnitude da obra realizada na sede do Tribunal de Contas do Município (TCM). Enfatizou a importância dos tribunais de contas que são responsáveis pela análise e prestação de contas dos Estados e Municípios dentro do mais alto padrão de transparência, para que a população acompanhe o desempenho dos políticos que manuseiam o dinheiro público.  


Falou sobre o NavegaPará, um dos maiores projetos via internet do Brasil e que pode ser usado como forma de interação com os Tribunais de Contas, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ressaltou o grande trabalho que a governadora Ana Júlia Carepa vem desenvolvendo em benefício, principalmente, pela população mais carente do nosso Estado. Finalizou.


Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Thompson Mota DRMT 844 Sinjor-Pa 677