Vaia no Rio
Até hoje o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva ainda está buscando explicação, se é que há, para a vaia que ele levou ao tentar falar na abertura dos jogos Pan Americanos no Rio de janeiro. Os assessores de Lula já tiraram algumas conclusões, mas nenhuma delas comprovadas. Uma de que a vaia teria sido organizada pelo prefeito do Rio, César Maia. Não acredito. Talvez Lula tenha sido vaiado por causa da violência que assola o Rio de Janeiro. Mas político que não quer correr esse tipo de constrangimento não deve entrar para a vida.
Efeito da vaia
O presidente Lula parece que ainda está vivendo o efeito da vaia que ele levou no Rio de Janeiro. Logo depois começou a divagar e anunciar medidas completamente absurdas como a que quere tirar a estabilidade do funcionário público aprovado em concurso público. Talvez o presidente queira se vingar de alguns grevistas e quer generalizar a coisa. Esquece ele que quando era sindicalista foi um dos criadores e incentivadores da greve no Brasil. Lula também nunca deve ter sido aprovado num concurso, por isso quer desvalorizar essa conquista dos que conseguem uma vaga com esforço próprio. Com essa “idéia” fajuta Lula está dizendo que não adianta mais fazer concurso público, contrariando a Constituição Federal que diz que o ingresso no serviço público se dá através de concurso público.
Entidades vão reagir
As entidades que representam os trabalhadores no Brasil devem reagir a essa idéia furada do presidente Lula de querer banalizar os servidores aprovados em concurso público. Afinal, os sindicatos sempre foram combativos no Brasil na defesa dos direitos adquiridos de seus representados. As entidades devem fazer lobby em Brasília e não permitir que ocorra mais essa aberração contra aqueles que estudam e conseguem uma vaga nos concorridos concursos públicos.
Temporários estaduais
Professores temporários do Estado estão sem saber se ainda continuam ou não trabalhando a partir de 1o de agosto. É que com a convocação feita pela Seduc para várias disciplinas, os temporários terão que colocar suas cargas horárias à disposição dos que estão chegando. Caso os novos concursados não consigam preencher as horas disponíveis estas poderão continuar com os temporários. Porém, uma coisa é certa: os temporários só têm garantia de emprego até dia 31 de dezembro, exceto no caso de professores, médicos e pessoal do sistema de segurança que permanecerão desde que não tenha concursados nessas áreas.
Medidas Provisórias
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) está mostrando que não é apenas um a mais na Câmara dos Deputados. Com o conhecimento que tem, Lira Maia está se destacando e mostrando para o presidente daquela casa e demais parlamentares que pode fazer a diferença, mesmo sendo da região Norte, tradicionalmente discriminada pelo Congresso Nacional. Recentemente Lira Maia apresentou projeto de lei limitando o número de Medidas Provisórias a serem usadas pelo presidente da República. Segundo Maia, com o projeto o Executivo só poderá adotar duas MPs a cada mês. Mesmo destacando a importância das MPs para os governos, Maia acha que houve abusos nos últimos anos tirando a competência do Legislativo. É claro que o presidente Lula não deve gostar do projeto, mas Lira Maia está mostrando que não está lá por acaso.
SOS madeira
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) liberou para o setor florestal mais de um milhão de metros cúbicos de matéria-prima madeireira nas áreas reflorestadas, de supressão e manejo florestal. Somados aos resíduos, esse volume atinge 5,8 milhões de metros cúbicos liberados. Mas, ainda é pouco diante do quadro em que o setor madeireiro se encontra, principalmente no Oeste e Sudoeste do Pará onde os empresários deram total apoio à governadora Ana Júlia.
Sinalização
O secretário municipal de transporte, José Antonio Rocha, anunciou que está tomando as providências para colocar semáforos nas imediações do viaduto de Santarém, uma vez que com a inauguração do anel viário, aumentou muito o tráfego de veículos naquela região de Santarém. José Antonio mostra com isso que está atento às necessidades do trânsito santareno e vem se destacando como um dos mais competentes secretários da administração da prefeita Maria do Carmo.
Benefícios do vinho
Os procionídeos, um dos compostos fenólicos que o vinho contém, podem servir para modular os triglicérides e o colesterol do corpo, e assim para reduzir os riscos de enfermidades cardiovasculares. Uma tese defendida recentemente na Universitat Rovira i Virgili (URV), de Tarragona, conseguiu determinar o mecanismo molecular pelo qual os procionídeos, de origem vegetal e bastante presentes na dieta mediterrânea, interagem no fígado, e como controlam a expressão dos genes. O estudo corrobora que, bebido com moderação e em caráter regular, o vinho tem efeitos benéficos sobre o metabolismo do colesterol. Só não pode encher a cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário