Terminal fluvial
Esta semana a prefeita Maria do Carmo informou que a prefeitura teria desapropriado a área da antiga Tecejuta para a construção do terminal fluvial de Santarém que hoje funciona precariamente na praça Tiradentes. Ocorre que o proprietário da área não está concordando com o valor proposta pela prefeitura após avaliação. Independente disso, as providências precisam ser tomadas o mais rápido possível, uma vez que o porto provisório não apresenta a menor condição de continuar operando, pois oferece risco constante de acidentes.
Terminal Fluvial I
Os problemas que ocorrem no porto da praça Tiradentes não dizem respeito apenas à falta de segurança dos usuários (passageiros e trabalhadores), mas também aos donos de embarcações. Como o espaço oferecido pelas balsas é pequeno, os barcos enfrentam problemas para ancorar. Alguns chegam a fica ao lado de três outras embarcações. O passageiro para chegar à balsa, tem que ficar pulando de barco em barco até chegar ao seu destino. É um teste de sobrevivência.
Cristoval na praça
Este ano o maior evento religiosa do Oeste do Pará será realizado na praça de São Sebastião e não mais no estádio Barbalhão onde vinha acontecendo nos últimos 14 anos. Segundo informações da coordenação da Renovação Carismática Católica de Santarém, que organiza o evento, o motivo foi a interdição imposta ao referido estádio pelos órgãos de segurança. Dessa forma, uma grande estrutura será montada na praça para que o público possa participar como placo, tendas, barracas, etc. as atrações para o Cristoval também já estão confirmadas.
Concurso público
Muitas pessoas ficaram atônitas com a notícia dada pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, da suspensão dos concursos públicos em decorrência da queda de arrecadação com o fim da cobrança da CPMF. Entretanto, é preciso saber que serão suspensos os próximos concursos, aqueles que já estavam programados serão realizados normalmente, principalmente os que estão em andamento. Outra informação é que o presidente Lula falou pelo governo federal. Os governos estadual e municipal podem ou não realizar seus eventos dependendo dos gestores. Acredito que a prefeita Maria do Carmo vai realizar o concurso público prometido para este ano, bem como a governadora Ana Júlia Carepa fará os concursos prometidos até porque o Estado tem um prazo para regularizar a situação dos temporários.
Preço do pescado
A reclamação é geral em Santarém em relação ao preço do pescado cobrado nos mercados e feiras da cidade. Os vendedores dizem que devido ao período do defeso, a captura de várias espécies fica mais difícil, por isso, o peixe chega a um preço elevado. Por seu turno, os pescadores dizem que têm muitas despesas, mas não podem capturar as espécies que estão protegidas. Nesse jogo quem acaba perdendo é o consumidor que, se quiser comer peixe, tem que pagar mais caro pelo produto.
Concursos do Estado
Em função do grande número de candidatos inscritos nos concursos C-126 (Nível Superior) e C-130 (Níveis Médio e Fundamental) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) - cerca de 119 mil em todo o Pará -, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) decidiu alterar as datas anteriormente previstas para as provas objetivas dos concursos para a Seduc, área meio, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). A mudança foi tomada junto com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Instituto Movens, instituições responsáveis pela realização dos concursos da Seduc, Sespa e Sedect, visando não comprometer a organização.
Concursos do Estado I
Em relação ao concurso da Seduc, apenas as provas para os níveis médio e fundamental mudaram de data. Dessa forma, fica mantida para o dia 27 de janeiro a realização da prova objetiva do concurso C-126/Seduc-Nível Superior, sob a responsabilidade do Cefet. Já as provas para os candidatos de níveis médio e fundamental foram transferidas do dia 27 de janeiro para 24 de fevereiro. A prova objetiva do concurso C-131/Sespa, sob a responsabilidade do Instituto Movens, que aconteceria no dia 24 de fevereiro, será no dia 9 de março. E, finalmente, a prova do concurso C-129/Sedect, também elaborada pelo Instituto Movens, que seria no dia 9 de março, foi transferida para o dia 13 de abril.
Semáforos
Está de parabéns o secretário municipal de transporte, José Antonio Rocha, pelas inovações que vem adotando no trânsito em Santarém. A última novidade foi a instalação de semáforo três tempos com mensagens de conscientização sobre o transporte público, principal ente mensagem de alerta aos motoristas. Outras novidades virão por aí para melhorar ainda mais o trânsito em Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário