terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eleições 2010

Juvenil anuncia hoje apoio a Jatene

Terceiro colocado no primeiro turno da eleição para o Governo do Estado, o candidato do PMDB, deputado estadual Domingos Juvenil, anuncia hoje (19), oficialmente, apoio ao tucano Simão Jatene. Será durante entrevista coletiva marcada para as 11h no comitê de campanha do tucano.

Juvenil afirma que optou pelo candidato do PSDB por uma questão “programática”. “O Jatene vai incluir no programa dele a questão da segurança com a criação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora)”, disse. A implantação das UPPs foi uma das principais bandeiras da campanha do peemedebista, que garante não ter pedido cargos num eventual governo tucano em troca do apoio.

Durante a campanha do primeiro turno, Juvenil fez severas críticas a Ana Júlia Carepa e também ao agora aliado Simão Jatene. Garante, contudo, que não haverá embaraços.

“Eu acho que o meu programa era melhor que os dos dois. Agora neste segundo turno estávamos com duas opções e escolhemos aquela que nos permite ter uma participação no programa de governo”, justificou.

O presidente do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, anunciou na semana passada que as lideranças e filiados do partido estão liberados para optar entre Ana Júlia e Simão Jatene. Juvenil aumenta a lista de lideranças do PMDB que declararam apoio a Jatene.

Além dele, o tucano conta com apoio dos deputados estaduais Parsifal Pontes, Simone Morgado, Josefina Carmo e dos deputados federais Asdrúbal Bentes, José Priante e Wladimir Costa. A coligação Acelera Pará, de Ana Júlia, informa ter apoio de 50 prefeitos do PMDB e que ainda aguarda decisão de Jader Barbalho que, até o momento, não declarou voto para o segundo turno.

VERDES
O Partido Verde (PV) está dividido no apoio a Simão Jatene e Ana Júlia. O diretório estadual divulgou ontem nota reafirmando que se mantém na coligação Acelera Pará, que ajuda a formar desde o primeiro turno, mas lideranças do interior participaram ontem, em um hotel de Belém, de um café da manhã com Simão Jatene e declararam apoio a ele.

“Estamos recebendo várias ameaças, mas não adianta nos ameaçar. Soube que querem fazer uma reunião para expulsar o Orlando Reis (vereador), mas nós temos boa parte da executiva do PV reunida aqui e não vamos deixar que isso aconteça. Não vamos nos dobrar ao peso das ameaças”, disse o deputado Deley Santos.

“Decidimos em convenção partidária no primeiro turno e em reunião agora no segundo turno que apoiaríamos Ana Júlia. Essas manifestações (em favor de Jatene) não são do partido, mas individuais”, diz o presidente do PV no Pará, José Carlos Lima.

O diretório estadual do Partido Verde entrou na Justiça para proibir que o vereador Orlando Reis apareça no programa de Simão Jatene e vai fazer o mesmo em relação ao deputado estadual Deley Santos. O PV quer proibir também o uso de símbolos do partido na campanha tucana (Diário do Pará).

Nenhum comentário: