Inaugurado novo PSM de Santarém
Nem mesmo a forte chuva ofuscou o brilho da festa de inauguração do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém, na manhã desta segunda-feira (25). A nova estrutura tem entrada pela Avenida Marechal Rondon e conta com 42 leitos, modernas salas de observação adulta e pediátrica, ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma, ortopedia e traumatologia, salas para pequenas cirurgias e curativos, de reanimação, de reunião, postos de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de serviço social, recepção com cadeiras novas e almofadadas e computadores, entre outros.
Os atendimentos no novo PSM continuarão sendo de urgência e emergência a pacientes de Santarém e cidades vizinhas. “Em média, atendíamos cerca de 12 mil pessoas por mês. Não tenho dúvidas que a partir de agora, a demanda aumentará para pelo menos 15 mil pacientes/mês”, externou José Antônio Rocha, secretário municipal de Saúde.
A prefeita Maria do Carmo explicou como surgiu a idéia da parceria para construir o novo PSM. “Nós conversamos em 2007 com o governo do Estado sobre a importância de reestruturarmos os setores de urgência e emergência do Hospital Municipal e oferecer a Santarém e região um atendimento digno e de qualidade. O governo estadual entendeu essa necessidade, fechou parceria conosco e investiu mais de R$ 5 milhões nessa obra. Então, a mim como prefeita, só resta agradecer”, falou.
64 funcionários trabalham no PSM, mas segundo a prefeita, se houver necessidade de mais profissionais, os aprovados em concurso público serão absorvidos. “No mês de novembro, convocaremos enfermeiros e agentes administrativos na área de saúde. Se precisar, pelo menos 25 deles serão lotados aqui”, disse.
O representante do Governo do Estado, Everaldo Martins Filho, Chefe da Casa Civil, falou sobre a importância da obra em Santarém, que é a terceira maior cidade do Pará. “Não é possível e completa a atenção à saúde hospitalar se não houver um Pronto Socorro de qualidade. Apesar do governo municipal de Santarém ter se esforçado no sentido de reformar o Pronto Socorro que já existia, colocar em funcionamento Centros de Saúde 24 Horas e implantar o SAMU, por exemplo, ainda faltava mais.
Faltava o 1º Pronto Socorro, que está sendo inaugurado hoje, e a grande diferença, é que funcionará amanhã. Essa é a demonstração do verdadeiro compromisso que um governo tem para com a população”, afirmou.
A Secretária de Saúde do Pará, Fernanda Duarte; o Deputado Estadual, Carlos Martins; a Vereadora Marcela Tolentino; secretários municipais e convidados, também participaram do ato de inauguração.
Os atendimentos no novo espaço iniciam amanhã, 26 de outubro. A estrutura antiga será fechada, devendo passar por uma reforma futuramente e transformada em uma unidade administrativa dou maternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário