segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleições 2010

Jatene de volta ao governo do Pará

Candidato do PSDB vence petista Ana Júlia outra vez, com 55,74% dos votos 

Com 1.860.799 votos ou 55,74% da preferência do eleitorado, Simão Jatene, do PSDB, se elegeu pela segunda vez governador do Pará. Com vantagem de mais de 383 mil votos sobre a candidata à reeleição Ana Júlia Carepa (PT), ele foi declarado como eleito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA), desembargador João Maroja, às 20h25 da noite de ontem, quando a apuração ainda estava em cerca de 98%. 

Mas com 11 pontos percentuais à frente da adversária, o quadro já era irreversível, o que possibilitou o anúncio. A contagem dos votos só terminou às 23h50. Ana Júlia teve 1.477.609 votos (44,26%). O índice de abstenção subiu quase 7% em relação ao primeiro turno: 1.275.991 dos 4.764.592 votantes deixaram de ir às urnas, provavelmente por conta do feriado prolongado. No primeiro turno, o índice foi de menos de 20%.

Depois de conceder entrevista coletiva no comitê de campanha, Simão Jatene correu para o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, mais uma vez utilizado como central apuradora - para cumprimentar Maroja, que lhe esperou para divulgar o resultado. "Podem esperar uma dedicação muito grande, uma união cada vez maior. Temos muitas riquezas, mas muitos desafios. Precisamos fazer pacto, governo se faz unindo, e não dividindo. E esse pacto tem que ser construído por toda a sociedade. Agora é arregaçar as mangas", afirmou Jatene ao chegar ao mezanino do Hangar.

"Estamos a apenas 1,80% do fim da apuração e a diferença de 11% entre o candidato Jatene e a candidata Ana Júlia já torna matematicamente impossível qualquer mudança, já que ele tem 55,9% dos votos e ela tem 44,1%. Portanto, já posso declarar oficialmente que Jatene é o novo governador do Estado do Pará", anunciou João Maroja, ao lado de Simão Jatene, sendo aplaudido pelos presentes, que incluíam muitos deputados federais e estaduais eleitos pelo PSDB paraense.

Nenhum comentário: