terça-feira, 31 de maio de 2011

Estado do Tapajós

Senado aprova pplebiscito para a criação do Estado do Tapajós

Acaba de ser aprovado no Senado o projeto que autoriza a realização do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. Lideranças de várias cidades da região Oeste acompanharam a votação em Brasília e fizeram uma festa após o resultado favorável. O projeto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados, mas teve que voltar ao Senado para corrigir algumas falhas, uma vez que alguns municípios que vão integrar o novo Estado não constavam.

A próxima etapa será o envio do projeto para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as providências sejam tomadas visando a realização do plebiscito. Lideranças do Movimento Pró-Plebiscito acreditam que a consulta popular deva ser realizada ano que vem por ocasião das eleições municipais. A luta agora é para aprovar um dispositivo para que o plebiscito seja realizado apenas na região a ser desmembrada e não em todo o Estado do Pará.

Líderes do Oeste temem que se o plebiscito for realizado em todo o Estado poderemos ter fortes oposicionistas fazendo campanha contra, principalmente algumas lideranças de Belém que são declaradamente contrárias à divisão do Estado e a crição do Estado do Tapajós.

O deputado federal Lira Maia (DEM) que acompanhou a votação de perto declarou: "Estamos confiantes de que a divisão territorial do Pará é o maior projeto de desenvolvimento de nosso Estado e de nossa Região. Acredito que, a partir de agora, o trabalho de conscientização de nossa população será feito e temos a convicção que a partir do plebiscito, mostraremos os benefícios para o Estado e toda a região oeste do Pará. Viva o Brasil! Viva o Pará! Viva o Tapajós!". 

Nenhum comentário: