segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Marinha intensifica fiscalização em embarcações

Não está sendo fácil para os proprietários de embarcações driblarem a fiscalização da Marinha na região Oeste do Pará. Esta semana no porto de Óbidos, onde há uma base da Capitania dos Portos, pelo menos três embarcações foram retidas e tiveram que adequar o número de passageiros ao quantitativo indicado no documento da embarcação. Essa medida se faz necessária porque é comum se ver barcos completamente lotados navegando pelos nossos rios, colocando em risco a segurança e a vida da população. Uma embarcação que seguia para Manaus teve que deixar cerca de 30 pessoas no porto de Óbidos para poder seguir viagem.

Os proprietários de embrcações se defendem dizendo que na maioria das vezes são os próprios passageiros que fazem questão de embarcar mesmo sabendo que a lotação já está completa, pois querem chegar ao seu destino de qualquer maneira. Porém, para os oficiais da Marinha, essa desculpa não convence, uma vez que é o comandante que decidie quem deve ou não viajar.


Outro problema sério que está ocorreendo nas embarcações que fazem linha entre Belém e Manaus, passando por Santarém e demais cidades intermiediárias, e mesmo aqueles que fazem linha somente entre as cidades da região, como Óbidos, Oriximiná, Santarém, Juruti, Terra Santa, Alenquer, Monte Alegre, etc, é o som usado em alto volume e a venda descontrolada e bebidas alcoólicas. Muitos passageiros bebem durante quase toda a viagem e ficam perturbando as demais pessoas que também viajam, principalmente as mulheres que são desrespeitadas com palavras de baixa calão.


O funcionamento de bares em embarcações é mais uma forma encontrada pelos proprierários para aumentar a arrecadação. Entretanto, as vendas não se restringem apenas aos lanches e refrigerantes, mas principalmente na cerveja, o que acaba contribuindo para que muitos passageiros se embriaguem e perturbem o sossego alheio.
Foto: embarcação flagrada no porto de Óbidos pela Marinha pela parte da noite




Nenhum comentário: