quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Administração


Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realiza encontro
Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santarém – CDESS participaram ontem, 19, no auditório do CAEC, da segunda reunião da entidade, após sua instalação em 28 de novembro de 2009. O Conselho é vinculado à secretaria municipal de Planejamento (SEMPLAN) e tem entre suas atribuições, o assessoramento à prefeita de Santarém, Maria do Carmo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município. No total, são 42 conselheiros, sendo 12 representantes do governo municipal e 30 da sociedade civil organizada.

A prefeita Maria do Carmo iniciou a reunião fazendo esclarecimentos sobre dois fatos que ganharam repercussão na imprensa esta semana: obras na Magalhães Barata e jogos do São Raimundo no Estádio Colosso do Tapajós. Quanto à Magalhães Barata, a prefeita falou sobre a interdição da via por alguns moradores e explicou que o governo reconhece como legítimas as manifestações populares desde que respeitosas e organizadas. “Recebemos os moradores e comerciantes da Magalhães Barata pelo menos duas vezes e explicamos que a obra de recapeamento não está paralisada por que nós queremos, mas porque ainda não houve liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades, que é o financiador do empreendimento. Neste momento, até que haja liberação de verba para que a empresa possa retomar os trabalhos, nós só temos condições de amenizar o problema fazendo reparos, através da operação tapa-buraco, que é um serviço realizado com recursos próprios do município, mas infelizmente, eles não querem”, enfatizou.


Quanto ao jogo entre o São Raimundo e Santa Rosa que será realizado sexta-feira em Belém e não em Santarém, a prefeita declarou: “Nós recebemos um documento na prefeitura dando conta de que precisávamos fazer obras no estádio Colosso do Tapajós para o jogo entre São Raimundo e Botafogo e não para a partida entre São Raimundo e Santa Rosa. Já na semana passada, a Federação Paraense entendeu que as obras já deveriam estar prontas para o Parazão. Conversamos com o copronel Nunes no último domingo e nos propusemos a assinar um Termo de Ajuste de Conduta – TAC para que o jogo fosse realizado aqui na cidade. 



Começamos obras de médio porte no estádio e para a minha surpresa, o jogo foi transferido para Belém. Então, a partir dessa decisão, só me resta concluir que existe um movimento para levar esse e outros jogos do São Raimundo para Belém. Mesmo assim, afirmo que todas as exigências que nos pediram para melhoria do estádio estão sendo providenciadas. Estamos nos esforçando para assegurar que o jogo entre São Raimundo e Botafogo seja realizado aqui em Santarém”, finalizou Maria do Carmo.


Feitos os esclarecimentos, a reunião prosseguiu sob a presidência do secretário municipal de Planejamento, Everaldo Martins e discutiu sobre visão estratégica e cenários de desenvolvimento, implantação da UFOPA, Parque Tecnológico, Área de Livre Comércio, Parque Tecnológico do Tapajós e Zona de Processamento de Exportação. A próxima reunião da entidade está marcada para o dia 16 de março.

Nenhum comentário: