sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Educação


Comunidade aguarda posse de diretores eleitos


Os alunos de várias escolas públicas estaduais em Santarém  e outras cidades da região aguardam o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre a data para empossar os novos diretores, que foram eleitos em processo democrático sob votação dos pais, alunos e professores ainda no ano passado. A maioria das unidades manteve à frente os titulares que há mais de 10 anos já estavam na administração.


A Escola Estadual Álvaro Adolfo, considerada uma das maiores da cidade reelegeu a professora Joana Bernardo Cunha, que já assumia a escola por indicação política ainda na gestão do PSDB no Pará. O outro educandário que manteve a atual administração foi a Escola Estadual Plácido de Castro, cujo diretor é Antonio César que há dez anos está como titular.


Em várias escolas houve tumulto durante todo o processo eleitoral, o que já era esperado pela coordenação, entre os grupos organizados que apoiavam as atuais administrações ou que faziam oposição e queriam mudanças. Os fatos chegaram a virar caso de polícia em alguns educandários, como na Escola Onésima Pereira de Barros onde foi eleito o professor José Palheta que derrotou a ex-diretora da 5ªURE e filiada ao PSDB, Marinete Lima.


Com muitas discussões e em meio ao clima de tensão houve mudança na direção da Escola Estadual Frei Ambrósio, no Centro, sendo eleita a professora Silvia Mourão e a historiadora Eurenice Rodrigues, que derrotaram os candidatos da atual diretora Wanilce Penaforte com 70% dos votos válidos.


A direção da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, na Nova República, continua com a atual administração que foi reeleita, a professora Vera Lúcia Cavalcante. O mesmo aconteceu na Escola Estadual Madre Imaculada, na Prainha, que manteve a diretora Francisca Figueira, bem como na Escola Maria Uchôa, no bairro da Floresta.


As escolas conveniadas como São Francisco e São Raimundo não contam com o processo de votação pela comunidade, mas mantém a indicação das instituições religiosas que tem convênio a SEDUC, sendo uma pela Diocese de Santarém e a outra pela Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. 



Em Juruti duas escolas já realizaram eleição direta para escolha de novos diretores. A escola América Pereira Lima elegeu um diretor "Valdik" e dois vice-diretores. Já a escola de ensino médio Raimundo de Sousa Coelho elegeu como diretora Alice Pereira e como vices Jorge Lima e Caroline Miranda. 

Nenhum comentário: