Educadores do campo participam de curso de formação
A Prefeitura Popular de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta terça-feira, 16, o curso de Formação de Educadores do Campo. O evento tem como local a sede da colônia de pescadores Z-42 e prossegue até sábado, dia 22 de março. Segundo a secretária municipal de educação, Maria Raimundo Melo da Silva, o objetivo é implementar as políticas de educação do campo, divulgar amplamente o programa Escola Ativa e fortalecer as ações no município de Juruti.
Segundo ela, o curso de formação de educadores do campo, programa Escola Ativa, pretende capacitar em torno e 70 profissionais entre técnicos, gestores, educadores que ao retornarem às suas bases atuem como multiplicadores, articulando conhecimentos e propostas para a efetivação da educação do campo no município de Juruti. O curso é realizado em dois módulos, sendo que o primeiro trata sobre “Metodologia da Escola Ativa” e o segundo sobre “Alfabetização e Letramento” e é realizado numa parceria da Prefeitura de Juruti com o Ministério da Educação através do programa Escola Ativa que tem como coordenadores em Juruti Lidiane Guimarães, Nagle Brito e Fabiano Pimentel.
Escola Ativa- o Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica promoveu a expansão do programa Escola Ativa para os estados e municípios de todas as regiões do país. O programa destina-se às escolas do campo que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental nos sistemas municipal e estadual em turmas organizadas sob a forma de multisseriação.
A Secretaria Municipal de Educação de Juruti aderiu ao programa Escola Ativa como proposta de educação em sua rede de ensino. Neste sentido a formação de educadores do campo do programa Escola Ativa representa o compromisso da Prefeitura Popular de Juruti na formação de educadores e gestores para atuar na realidade da educação do campo no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário