terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tragédia no Pará

Buscas pelos desaparecidos no naufrágio recomeçam

As buscas pelos sete desaparecidos do naufrágio ocorrido ontem, em Jaburuzinho, uma locadidade próxima ao município de Breves, no Marajó (PA), reiniciaram às 7h desta terça-feira (10). Segundo o major Figueiredo, do Corpo de Bombeiros, ainda não há informes sobre a localização das vítimas.
A equipe de resgate conta com 10 pessoas, sendo cinco mergulhadores e cinco bombeiros de apoio. Além de dois oficiais que coordenam a operação. As buscam seguirão sem interrupção até às 18h30.
A embarcação vinda de uma localidade chamada Jaburuzinho naufragou na madrugada de ontem. Segundo informações de testemunhas do acidente, a embarcação de médio porte “Comandante Lucas”, que tinha capacidade para 40 pessoas, vinha superlotada com quase 80 passageiros.
De acordo com o radialista do município, Dioleno Lobo, o acidente teria acontecido por volta das 4h. Ainda de acordo com ele a “tolda”, que fica no segundo andar da embarcação, onde as redes são amarradas teria desabado em cima de alguns passageiros, o que teria feito o barco virar.
Para o tenente Orlando Farias, do quartel do Corpo de Bombeiros de Breves, a embarcação após ter tombado teria jogado alguns passageiros em sua maioria de crianças no rio Parauaú. Segundo os bombeiros, estão desaparecidas sete pessoas, sendo uma mulher de 30 anos e seis crianças, com a idade de 1 a 5 anos. Além dos desaparecidos foi encontrado o corpo de uma criança de 1 ano e meio que morreu afogada. A vítima morava em Belém e foi passar o final de semana com os tios, em Breves.
O Corpo de Bombeiros, até o fechamento dessa edição, ainda não havia contabilizado o número de feridos. Conforme eles, os machucados foram encaminhados para o Hospital Municipal de Breves.
O tenente Farias informou que a equipe do Corpo de Bombeiros suspendeu as buscas por volta de 18h30 de ontem, sendo que os trabalhos serão reiniciados logo mais, às 7h, com o auxílio das famílias das vítimas. Ainda segundo ele, caso os corpos não sejam encontrados no fundo do rio, após 24h as buscas começarão a ser feitas pela superfície.
As buscas, segundo o subcomandante do 11º Grupamento do Bombeiro Militar, mobilizam 10 homens. “Acreditamos que vamos encontrar mais corpos, porque eles devem emergir. Fazemos o serviço com 10 bombeiros, entre os quais cinco mergulhadores”, disse ele. Além de lanchas, o grupo de resgate do Corpo de Bombeiros usa um helicóptero e conta com o apoio de uma lancha da Marinha.
Através de nota, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, que tem como responsabilidade fiscalizar as embarcações no Pará, informou que o Comando do 4° Distrito Naval vai abrir inquérito administrativo para que sejam apuradas as causas do acidente. (Diário Online)

Nenhum comentário: