Corrupção
A pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que o principal motivo para não se ter orgulho do Brasil é a corrupção. Foi o que responderam 41,3% de 2 mil pessoas entrevistas no levantamento realizado entre os dias 18 e 22 deste mês, em 24 Estados do País. Depois da corrupção, outro motivo de vergonha é a violência, segundo 17,1% dos consultados. A pobreza e a miséria foram apontadas por 12,7% dos entrevistados.
Descontentamento
A Prefeita Maria do Carmo e o secretário de saúde do município, Emanuel Silva, precisam ficar atentos, pois a forma estúpida como uma certa enfermeira vem tratando os pacientes e demais pessoas que a procuram num posto de saúde está colocando ladeira abaixo a credibilidade da prefeita e do secretário. O deputado Antonio Rocha também precisa ficar sabendo dessas coisas, afinal, a Semsa está nas mãos do PMDB e o partido acaba sendo prejudicado pelas ações inconseqüentemente dessa enfermeira, que em breve divulgarei seu nome se ela não se mancar e passar a tratar bem as pessoas que pagam seu salário. Ela sabe de quem estou falando...
Contas de Jatene
Por 24 votos favoráveis e 15 contrários, a Assembléia Legislativa aprovou o parecer da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa recomendando a aprovação da prestação de contas do exercício 2006 do ex-governador Simão Jatene (PSDB). O relator do parecer foi o deputado Alexandre Von (PSDB). As contas foram aprovadas, mas não sem polêmica. A deputada Regina Barata (PT) tentou, sem sucesso, adiar por cinco dias a votação para que, neste período, fossem melhor esclarecidas as ressalvas constantes do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aprovou a prestação de contas por unanimidade. A proposta de adiamento foi levada à votação pelo presidente da Assembléia, Domingos Juvenil, mas foi derrotada. Apenas da deputada Regina Barata votou a favor da proposição.
Açaí
O Ministério Público Estadual e as agroindústrias que comercializam suco e polpa de frutas, incluindo o açaí e outras frutas, firmaram ontem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) definindo normas de uso e manipulação do fruto visando a melhor qualidade do produto levado à mesa do consumidor. Foram fixadas regras sobre a qualidade da água, condições de armazenamento, um cadastro identificador do fornecedor do produto e até mesmo a apresentação dos manipuladores. Pelo TAC, as agroindústrias se comprometeram em comprar somente matéria-prima que for acondicionada em engradados de plásticos, conhecidos como basquetas. Na recepção da matéria-prima, os frutos serão selecionados para se retirar os resíduos acompanhantes da fruta, numa primeira lavagem e posteriormente lavados com hipoclorito de sódio, onde as frutas devem permanecer de 20 a 30 minutos.
Ipê rôxo
Cientistas americanos descobriram que uma substância extraída da casca do ipê-roxo mata um certo tipo de célula cancerígena, revelou um estudo publicado na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences'. Segundo os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a descoberta pode abrir o caminho para um novo tratamento contra o tipo mais comum de câncer de pulmão. Aqui na região, nas farmácias de produtos naturais, o ipê roxo já vem sendo recomendado há anos contra infecções crônicas.
José Maria
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Maria Tapajós (PMDB) recebeu inúmeros elogios pela forma séria e democrática como comandou o Legislativo santareno nesse primeiro período, agradando tanto a situação como a oposição. Tapajós é experiente e sabe muito bem como lidar com questões políticas. Deve ser um dos mais votados na eleição do ano que vem.
De antena ligada
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito ao comando do competente e honesto José Antonio Rocha publica esta semana o edital que regulamenta as permissões para novas placas do serviço de mototaxi. Os interessados devem tomar conhecimento do edital na SMT e se candidatar. *** As informações é de que tudo será feito com transparência e seriedade e, se for necessário, com a presença do Ministério Público, para evitar intromissões e irregularidades. *** Até agora não ficou nada provado sobre a denúncia feita pelo vereador Erasmo Maia (DEM) de que o presidente de uma associação local de mototaxistas estava cobrando mil reais para garantir uma vaga e que o acordo tinha a conivência do secretário municipal de transporte. *** muita gente boa que já dedicou sua vida por Santarém ainda não recebeu o reconhecimento de nossa sociedade. Quem sabe um dia quando morrerem serão lembrados. Mas ainda virão muitos aniversários de Santarém... *** Justíssima a homenagem feita pela Câmara Municipal de denominar a praça do Santíssimo de Frei Pedro Amen. O projeto é de autoria do vereador Otávio Macedo (PSDB). *** Aliás, Otávio vem se destacando por denunciar o abuso na cobrança do preço do pescado em Santarém e pedindo o tabelamento do produto. *** Os projetos de autoria da vereadora Odete Costa (PT) que prevê multa para quem descumprir as leis da meia entrada para estudantes e professores nas casas e locais de diversões ficaram para serem votados em agosto. *** É que a lei existe, mas não prevê punição para quem descumpri-la. Dessa forma, ninguém obedece nada. *** Luis Andrade, militante de movimentos sociais como a Pastoral do Menor, é o novo diretor do Ipasep em Santarém. *** Crise no INSS onde os poucos e cansados funcionários não conseguem atender a demanda que busca aquele órgão federal. Vale ressaltar que a culpa não é dos servidores, mas da falta de estrutura que é de responsabilidade do presidente Lula. *** Todos de férias, vamos curtir e gozar. Até a próxima semana, se Deus quiser.
Leia também esta coluna no jornal Tribuna do Tapajós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário