terça-feira, 2 de março de 2010

Parazão 2010

São Raimundo e Independente exigem árbitros da Fifa

"Gato escaldado tem medo de água fria", "é melhor prevneir do que remediar". Esses são alguns dos ditados populares que São Raimundo e Independente adotaram para solicitar da Federação Paraense de Futebol a contratação de árbitros de fora, do quadro da Fifa, para apitar seus jogos contra Remo e Psysandu no próximo final de semana.  O time de Tucuruí enfrenta o Paysandu em casa, mesmo assim está se prevecavendo contra o abuso que muitas vezes é cometido pelos árbitros de Belém que costumam beneficiar os times da capital quando eles enfrentam times do interior.

Pelo lado do São Raimundo, a primeira providência anunciada pelo presidente Rosinaldo do Vale foi a contratação de árbitro de fora, do eixo Rio-São Paulo que pertença à Fifa para a partida contra o Remo em Belém, no estádio Baenão. A proposta inicial do Pantera era que a despesa fosse dividida entre os dois times, mas a diretoria do Remo recusou. Esse recusa deixa claro que o Remo tinha a intenção de interferir junto à arbitragem caso ela fosse de Belém. Ano passado o São Raimundo teve várias vitórias sobre o Remo, todas com árbitro de fora.

A precaução dos diretores do Pantera tem sua razão. Toda vez que árbitros de Belém apitaram jogos do São Raimundo contra Psyandu ou Remo eles sempre prejudicaram o time alvinegro. Na partida passada em Santarém, quando o Pantera venceu o Paysandu, o árbitro era da Fifa. Por isso mesmo não teve como o pessoal do Papão apelar para esse expediente. Os jogadores tiveram que se virar dentro de campo e deu no que deu: vitória do São Raimundo.

O certo é que o Remo ficou chateado porque o São Raimundo pediu árbitro de fora, já que pretendia tentar alguma negociação com os "profissionais" locais para beneficiar o Leão e prejudicar o Pantera, como sempre fazem, mas ao que parece se o Remo quiser ir para a final do primeiro turno, terá que se vitar dentro de campo porque se depender do juiz, eles estarão despachados. A menos que a diretoria tenha capacidade de tentar negociar com árbitro da Fifa, o que é praticamente impossível. Se o Remo jogar de igual pra igual com o São Raimundo, sem ajuda do árbitro, o Leão leva surra, como tem ocorrido ao longo dos últimos anos.

Não podemoe negar que este ano o Remo está com um time um pouco melhor do que ano passado, ou talvez, menos pior, mas não chega a assustar os times do interior que se apresentaram com muita vontade de vencer. Por seu turno, o São Raimundo vem crescendo na competição e deverá chegar ao ápice no jogo de sábado. Os desfalques serão o apoiador Beto (que fará muita falta) e o zagueiro Filho. Beto deverá ser substituído por Marabá e Filho por Evair.  

Para o pantera somente a vitória interessa porque se classificou em quarto lugar, mas isso pouco importa para o plantel. Os jogadores afirmam que time que quer ganhar um título deve ter capacidade de vencer, o que deve fazer o Pantera. Caso garanta a vaga para a final, o São Raimundo fará dois dois jogos contra o vencedor de Paysandu e Independente, sendo o primeiro jogo em ??Santarém e o segundo na casa do adversário, em Belém ou Tucuruí.

Nenhum comentário: